Rabugento
quinta-feira, 30 de novembro de 2006
  Evolução do Ensino da Matemática

Semana passada comprei um um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$
2,00 e 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora,
aparentemente sem saber o quê fazer. Tentei explicar que ela tinha que me
dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para
ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e

ela aparentemente continuava sem entender.

Porquê estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de
matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o
lucro?

2. Ensino de matemática em 1960:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que
indica o lucro:
R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )

5. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque êle é egoísta e não tem
nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de
nossas florestas. Êle faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O quê
você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?

6. Ensino de matemática em 2006:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo
explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de
responder, dê sua opinião sôbre como os tatus, os passarinhos, as cobras e
outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat....
__,_._,___

 
Comentários: Postar um comentário



<< Home
Humor e curiosidades.

Nome:
Local: Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil

Funcionário Público (UFMS)

ARQUIVOS
outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / maio 2006 / setembro 2006 / novembro 2006 / setembro 2007 / janeiro 2008 / agosto 2009 / janeiro 2011 / fevereiro 2011 / março 2016 / abril 2016 / julho 2016 / outubro 2016 / dezembro 2016 /


Powered by Blogger