Semana passada comprei um um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$
2,00 e 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora,
aparentemente sem saber o quê fazer. Tentei explicar que ela tinha que me
dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para
ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem entender.
Porquê estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de
matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o
lucro?
2. Ensino de matemática em 1960:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que
indica o lucro:
R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )
5. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque êle é egoísta e não tem
nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de
nossas florestas. Êle faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O quê
você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?
6. Ensino de matemática em 2006:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo
explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de
responder, dê sua opinião sôbre como os tatus, os passarinhos, as cobras e
outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat....
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Funcionário Público (UFMS)